As obras de um louco pela cor e as características de Carlos Cruz-Díez

quinta-feira, 30 de setembro de 2021 15:43:06 America/Sao_Paulo

Carlos Cruz-Díez

Carlos Cruz-Díez

Nascido na Venezuela em 1923, Carlos Cruz-Díez foi um artista plástico e professor que teve sua carreira reconhecida mundialmente por ser tão diferente dos artistas plásticos que até hoje são muito conhecidos e valorizados. Desde criança esta era uma pergunta que pairava em seu pensamento: “Por que todos pintam da mesma maneira?” e foi com as respostas que ele criou que o fez diferente, fora da caixa, e a frente de seu tempo.

Díez começou seus primeiros trabalhos com arte em sua cidade natal, Caracas, e com o amadurecimento de sua carreira ficou conhecido como o Venezuelano Mestre das Cores, cores estas que com certeza são a principal marca de suas obras, unidas aos movimentos por elas causados.

Carlos Cruz-Díez – Sem Título

Carlos Cruz-Díez – Sem Título

A cor e a ilusão de ótica em conjunto

Considerado um louco pela cor, mais concentrado na cor do que na pintura e na obra em si, fez a cor significar mais que qualquer outro elemento. Isso fez dele um artista pioneiro também no aspecto da produção em escala. A valorização do lúdico foi uma das marcas registradas do venezuelano que também levava aos admiradores diversas possibilidades de artes que causavam ilusão de ótica.

Carlos Cruz-Díez - Banheiro Minimalista

Carlos Cruz-Díez - Banheiro Minimalista

A imersão em suas obras

Além das cores, Cruz-Díez realizava obras que permitiam a entrada, a imersão do espectador, muitas vezes trazendo a ideia de dualidade e a possibilidade de analisá-las através de pontos de vista diferentes, com a intenção de mostrar que mesmo aquilo que é analisado de perto pode ter outra interpretação, outro ponto de vista que também deve ser valorizado.

Carlos Cruz-Díez – Exposição

Carlos Cruz-Díez – Exposição

O movimento a diversificação e a exposição póstuma

Além das pinturas, Carlos realizou diversas exposições que continham fotos de sua produção. Muitas dessas fotos eram colocadas em preto e branco como um contraponto às suas pinturas, porém valorizando-as com o mesmo peso. Díez ainda foi um dos poucos artistas a receber uma exposição póstuma como homenagem. A exposição recebeu cada detalhe que ele deixou programado antes de partir, com sua característica mistura de cores que também acontecem a partir de jogos de luzes.

O movimento também é algo a ser valorizado dentro das obras de Díez. Analisando o movimento causado pelas linhas altamente coloridas de suas telas, ele nos leva ao movimento do espectador, que unido à ilusão de ótica proporciona um novo conjunto de cores causado pelas combinações introduzidas em suas telas.

Carlos Cruz-Diez – Dasartes

Carlos Cruz-Diez – Dasartes

Carlos Cruz-Díez faleceu em 2019 e suas obras se encontram em museus e sítios espalhados pelo mundo e continuam fazendo ilusão de ótica e abrilhantando seus espectadores com as mais diversas cores.