As obras construtivas e a carreira de Ivan Serpa

terça-feira, 8 de março de 2022 23:01:03 America/Sao_Paulo

Ivan Serpa

Ivan Serpa

O carioca Ivan Serpa nasceu em 1923 e foi um pintor, ilustrador e gravador muito conhecido por suas abstrações e obras construtivistas. Sua relação com o meio artístico é iniciada ao final de sua adolescência e início da vida adulta, naquele momento ainda sem nenhum aprendizado teórico sobre a arte em si e suas inúmeras técnicas, algo que foi implementado pouco tempo depois, quando decide estudar pintura, desenho e gravura com o artista austríaco Axl Leskoschek.

Do meio para o final da década de 1940, decide se dedicar aos estudos com o austríaco e, ao final da década, já começa a lecionar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM. Por lá, se dedica também ao ensino infantil nos anos posteriores.

A partir do início da década de 1950, cria um livro sobre sua experiência com o ensinamento das crianças do MAM e, logo depois, participa da criação do Grupo Frente, que era predominado por concretistas e que contava com outros importantes artistas da época como: Lygia Pape, Lygia Clark, Mário Pedrosa, Ferreira Gullar e Hélio Oiticica. O grupo acabou se desintegrando anos mais tarde, em 1956.

Ivan Serpa - Eles e Elas

Ivan Serpa - Eles e Elas

A evolução de sua obra

No primeiro ano de seu trabalho, assim como se dá o início da grande maioria dos artistas, Ivan Serpa se dedica a produção de telas ligadas ao figurativismo, nas quais a principal preocupação estava longe de ser determinado movimento ou determinada visão de mundo a ser passada, mas que se concentrava àquilo que seria apresentado tecnicamente através do conhecimento obtido no aprendizado teórico. Mas isso mudaria drasticamente com o passar dos anos.

Ivan Serpa - Faixas Ritmadas

Ivan Serpa - Faixas Ritmadas

No ano seguinte já começa a tomar gosto pelas cores e pelas formas geométricas e produz seus primeiros trabalhos abstratos, o que seria sua dedicação a partir daquele momento. Com o passar dos anos, começa a implementar mais características às abstrações, conectando-as ao figurativismo com a utilização de representações de objetos através de cores e figuras geométricas.

Ivan Serpa - Composição

Ivan Serpa - Composição

O construtivismo e a evolução

Com a evolução constante de seu trabalho com as figuras geométricas, críticos consideram que com a participação no Grupo Frente, a partir do ano de 1954, seu trabalho começa a ser um perfeito exemplo do construtivismo e assim caminha até o final da década de 50. A partir daí, Ivan se permite sair um pouco do básico construtivista e começa a inserir alguns elementos em suas telas, que começam a possuir mais detalhes fora do padrão das formas geométricas perfeitas e das cores lisas.

Ivan Serpa - Hiroshima

Ivan Serpa - Hiroshima

Do início dos anos 60 até o final de suas carreira, Serpa acaba tendo de volta o interesse pela figuração, quando realiza as séries “Bichos”, “Negra” e “Mulheres” e acaba ainda voltando para as obras construtivas, como na série Op Erótica.

Ivan Serpa - Série Negra

Ivan Serpa - Série Negra

Ivan Serpa falece em 1973, por complicações cardíacas após um derrame cerebral, nos deixando apenas aos 49 anos de idade. Suas obras são lembradas até os dias de hoje em homenagens recorrentes ao seu trabalho e sua carreira.