As obras coloridas e geométricas de Tuneu, o discípulo de Tarsila

sábado, 8 de janeiro de 2022 23:11:38 America/Sao_Paulo

Tuneu

Tuneu

Paulista da capital, Antonio Carlos Rodrigues nasceu em 1948 e é um pintor e desenhista mais conhecido pelo seu apelido: Tuneu. Sua carreira na arte teve início em 1960, quando começou seus estudos com uma das maiores artistas da história da arte brasileira, Tarsila do Amaral. Seis anos mais tarde já faria sua primeira Exposição Individual e concentraria seus esforços para sua carreira na arte.

Ainda em seus primeiros momentos na arte, Tuneu foi assistente dos artistas Willys de Castro e Hércules Barsotti e participou de exposições como a do Salão de Arte de Campinas, a XVI Exposição do Salão Paulista de Arte Moderna, e IX Bienal de São Paulo.

As principais características de suas obras vêm do abstracionismo geométrico, que gera efeitos óticos e de movimentos. Tais características são notadas nas obras de Tuneu desde o início de seu trabalho, quando aplicava composições geométricas em ilustrações de paisagens, nada explicitas, com cunhos de interpretações subjetivas.

Tuneu - Sem Título

A relação com Tarsila

Sua relação com Tarsila do Amaral é curiosa e, ao mesmo tempo, pode ser considerada uma coincidência da vida. Seus pais se mudaram para o bairro de Sumaré quando Tuneu tinha 5 anos de idade e assim fizeram dele vizinho de Helena do Amaral e de Afonso, sobrinho neto de Tarsila.

Antes de sua maturidade já demonstrava muito interesse sobre temas artísticos, se debruçava sobre livros que tinha temas artísticos e, quando tinha 12 anos, Tarsila encontrou um de seus desenhos no quarto de seu sobrinho Afonso. A partir daí, Tarsila começou a ver que seu conhecimento era diferenciado e espontaneamente começa a lhe dar aulas em seu ateliê.

Tuneu e Tarsila

Tuneu e Tarsila

A inserção de técnicas e a evolução de sua obra

Como todo artista, agrega outras características em seu repertório e caminha por novas fases dentro de sua carreira até que começa a dedicar mais tempo à pintura. Áreas chapadas de cor passam a ser também características de suas obras. Sem esquecer suas outras características, Tuneu começa a se relacionar com a ilustração não figurada, realizando paisagens e figurações que pairam entre o real e o imaginado.

Tuneu - Sem Título

 

As marcas de Tuneu

Suas obras são marcadas pelo contraste entre as cores, que além de gerar alusão e figurar elementos dentro de suas obras, geram harmonias a partir de sugestões para interpretações de quem as admira, representando movimentos ou a sensação de equilíbrio através da união das figuras e do contraste entre campos diferentes das cores.

Críticos apontam exemplos de que suas obras representavam objetos através de suas figuras geométricas e de suas cores. É possível perceber montanhas e caminhos concebidos através de linhas sinuosas presentes em suas obras, que constituem mais questões de forma e de cor do que realmente alusões ao mundo exterior e à paisagem de fato.

Tuneu - Sem Título

Tuneu é reconhecido e valorizado ainda em vida. Tem um livro recém-lançado que conta as curiosidades de sua carreira e sua trajetória na arte e continua expondo suas obras pelas principais exposições do país.