As fases, as cores e os valores reais das obras de Arcangelo Ianelli

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 21:17:05 America/Sao_Paulo

Arcangelo Ianelli

Arcangelo Ianelli

Paulista da capital, Arcangelo Ianelli nasceu em um dos anos mais simbólicos para a história da arte brasileira, 1922, e foi um artista plástico multifacetário, se difundindo principalmente nas técnicas da pintura e da escultura, também passando pelas técnicas da gravura e da ilustração. Durante sua carreira foi reconhecido por suas cores intensas e por suas fases onde partiu da figuração, passou pelo abstracionismo até chegar a geometria.

Ianelli foi um artista autodidata, iniciando no desenho sem qualquer aula ou curso, mas também teve o cuidado de aprimorar seu repertório teórico e seus primeiros aprendizados acadêmicos na arte vieram aos seus 18 anos, quando estudou perspectiva na Associação Paulista de Belas Artes. Quando foi inserido na pintura, contou com a ajuda de outros importantes artistas do cenário brasileiro como Lothar Charoux e Waldemar da Costa, além de realizar um curso com Colette Pujol.

“O que eu quero dizer com a minha pintura, é a minha própria pintura. Eu não tenho a intenção de representar uma cena, um estado de espírito, seja ele alegre ou triste, apenas expressar a própria pintura em seus valores reais.”

Arcangelo Ianelli - Barcos a Vela

Arcangelo Ianelli - Barcos a Vela

A primeira fase de sua carreira

Em um primeiro momento, Ianelli opta por realizar obras mais figurativas, beirando o realismo, algo comum no cenário paulistano da época e é possível dizer que naquele instante os valores reais de suas obras, como colocado por ele, seriam mais o aprendizado e o enriquecimento de técnica do que qualquer expressão ou movimento artístico.

Naquele tempo manteve amizade com críticos de arte, que eram muito importantes até um passado recente para o cenário artístico brasileiro e a maioria de suas pinturas eram realizadas com tinta a óleo. Ao longo dos anos, caminha em uma trajetória retilínea e vai demonstrando seu interesse a outros tipos e movimentos da arte, até que chega mais perto da vertente construtiva.

Arcangelo Ianelli - Estaleiro

Arcangelo Ianelli - Estaleiro

As linhas cores e formas

Após sua fase figurativa que durou entre 16 e 17 anos, chega em suas obras uma fase mais ligada ao construtivismo, onde a figuração deu lugar ao abstracionismo e o real foi dando espaço ao cuidado com as cores, as linhas e as formas. Dentro desse campo passa por algo que podemos considerar subfases de seu trabalho, onde caminha pela fase da matéria, do grafismo e uma fase denominada por seu amigo e também artista Paulo Mendes de Almeida como “Balé das Formas”, que dá início ao seu processo de geometrização de suas obras, por onde se mantém durante 10 anos.

Arcangelo Ianelli - Vibrações

Arcangelo Ianelli - Vibrações

Nesta fase, que ocorreu em 1970, começa a utilizar a têmpera por muitos anos devido a um problema de saúde causado pelo chumbo da tinta a óleo. Com ela conseguiu desenvolver aspectos translúcidos em suas obras, época na qual surgem obras como “Transparências” e “Superposições”.

Arcangelo Ianelli - Superposições em Vermelho

Arcangelo Ianelli - Superposições em Vermelho

Arcangelo Ianelli faleceu em 2009 e foi um artista reconhecido em vida, tendo o primeiro prêmio em duas Bienais e tendo retrospectivas de seus trabalhos também em vida, algo que foi muito importante para o reconhecimento de seu trabalho.