As esculturas de luz e sombra e a carreira de Sérgio Camargo

domingo, 9 de janeiro de 2022 22:13:22 America/Sao_Paulo

Sérgio Camargo

Sérgio Camargo

Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Sérgio Camargo foi um artista plástico que teve a carreira reconhecida principalmente por suas esculturas e por sua ligação ao movimento construtivista. Ele preferiu, durante toda sua carreira, não se delimitar em um movimento, mas teve uma trajetória com plena ênfase nas formas geométricas e pelo que ele gostava de chamar de geometria empírica.

Aos 16 anos, Sérgio estuda com artistas argentinos na Academia Altamira, em Buenos Aires e é por lá que acaba tomando gosto pelo movimento construtivista. Aos 18 vai a Paris e por lá é a técnica da escultura, sua futura especialidade, que o encanta e acaba se tornando o seu foco a partir dali.

Camargo volta ao Brasil em 1954, participa de uma exposição no Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro, mas logo volta à Europa e fixa sua residência em Pari. Em 1961 já era um artista reconhecido, valorizado e procurado até mesmo durante sua estadia na Europa. Por muitos críticos é considerado como o maior escultor brasileiro e usou com primor e facilidade os recursos da sombra, do relevo e da luz.

Sérgio Camargo – Mulheres

Sérgio Camargo – Mulheres

A obra de Sérgio Camargo

Suas primeiras esculturas começam a ter forma quando vem da Europa pela primeira vez. Na época, seus trabalhos eram feitos em bronze e em sua maioria eram obras figurativas. Mais tarde, quando volta a Europa para morar, seus trabalhos ficam mais ligados ao alto relevo, com técnicas que utilizavam materiais como tecidos, grãos e gesso.

Sérgio Camargo - Sem Título

 

Após esses primeiros trabalhos, surge uma de suas principais séries, que foi produzida ao longo de 10 anos de trabalho e tem o nome de uma nítida característica das obras. Denominada “Relevos”, a série consiste em composições onde cilindros brancos, sem exceção, são colocados de diferentes formas, em diferentes tamanhos e em diferentes cortes em uma superfície também branca. Na serie, o valor é dado principalmente à figura geométrica e às suas respectivas sombras e luzes.

Sérgio Camargo - Obra da Série Relevo

Sérgio Camargo - Obra da Série Relevo

Ímpar, sem rótulos e bem-sucedido

Sérgio fez questão de não fixar suas obras e seus conceitos em um movimento artístico, mesmo com sua clara influencia do meio construtivo. Camargo também foi um contraponto ao que muitos consideravam como o fim do modernismo e fez obras que carregavam uma clara contraposição ao que se pensava, algo que para muitos críticos serviu de inspiração.

Sérgio Camargo - Escultura na Praça da Sé

Sérgio Camargo - Escultura na Praça da Sé

Sérgio Camargo fez questão de não conectar-se ao movimento construtivista principalmente pelo valor que ele dava ao volume e ao relevo, algo pouco explorado e valorizado no movimento. Ainda assim era nítida a utilização do construtivismo como inspiração e referência.

A partir da evolução causada pela sua inquietude e por não se fixar e se rotular, seu trabalho foi tendo cada vez mais valor, principalmente fora do território brasileiro. Foi um artista com uma carreira diferenciada, sem rótulos e bem-sucedida. Sérgio Camargo faleceu em 1990 e suas obras são lembradas em exposições póstumas até os dias de hoje.