Além da Bahia e da África: as esculturas da Emanuel Araújo

sexta-feira, 10 de setembro de 2021 21:04:20 America/Sao_Paulo

Emanoel Araújo

Emanoel Araújo

Emanoel Araújo teve sua entrada na carreira artística pela profissão de seu pai, que era ourives, e isso caminhou para os aprendizados com o trabalho em madeira, fazendo um curso de marceneiro com Eufrásio Vargas. Este curso marcou o ponto de partida do baiano para os trabalhos com escultura.

Mas logo após fazer o curso Emanoel começou a trabalhar com a escultura? Não, pelo contrário! O artista passou por inúmeras outras vertentes da arte antes de focar na escultura, principalmente pelo gosto que tem pela cultura africana e baiana, o fazendo representar de maneira única tais estilos de vida e até mesmo a natureza de tais regiões.

Emanoel Araújo - Sem Título

Emanoel Araújo - Sem Título

O curso de Arquitetura

A partir de 1960, seus aprendizados se inclinaram ainda mais para que sua carreira tivesse foco nas esculturas. Emanoel foi morar na capital de seu estado, Salvador, e iniciou uma Graduação em Arquitetura ao mesmo tempo em que ingressava na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, a UFBA.

Tais fatos podem trazer a seguinte reflexão: a nutrição entre os aprendizados sempre fez com que Emanoel Araújo tivesse uma visão diferenciada sobre o que aprendia em uma e outra faculdade, unindo os aprendizados estruturais aos conceitos de arte e vice versa, o que o tornaria um profissional das esculturas diferenciado.

Emanoel Araújo - Geometria do Medo

Emanoel Araújo - Geometria do Medo

Assim como em suas pinturas, desenhos e as consequentes gravuras, Emanoel também trouxe a abstração para suas esculturas, uma marca de seu trabalho até os dias de hoje.

Emanoel Araújo - Estrutura Vermelha

Emanoel Araújo - Estrutura Vermelha

Genial não apenas nas esculturas

Mesmo tendo recebido diversos prêmios como escultor e muitas vezes ocupado cargos importantes devido a sua relação com a escultura, muitos críticos consideram que ele foi um artista absolutamente completo, fato que também pode ser comprovado por outras formas de reconhecimento e prêmios que recebeu, como título de Melhor Gravador pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1973.

Emanoel Araujo - Escultura em Resina Translucida Vermelha

Emanoel Araujo - Escultura em Resina Translucida Vermelha

Confira a relação de Emanoel Araújo com suas obras, outras fases de sua rica carreira que caminha a passos largos até os dias de hoje, e, como ela anda hoje com cargos de gestão em importantes museus brasileiros em sua biografia completa. "A Bahia, a África e as Grandes e Grandiosas obras de Emanoel Araújo"