A vida e a obra de Victor Vasarely, o pai da Op Art

terça-feira, 28 de dezembro de 2021 21:51:08 America/Sao_Paulo

Victor Vasarely

Victor Vasarely

Húngaro de Pécs, Victor Vasarely nasceu no ano de 1906 e foi considerado o pai da Op Art no mundo. Também conhecida como Optical Art ou Arte Cinética, nada mais é do que a vertente da arte que traz o movimento e a ilusão de ótica às telas, sempre completadas pelo olhar do espectador. Vasarely teve sua carreira difundida e seu maior reconhecimento profissional na França, país para o qual se mudou aos 22 anos de idade.

Antes de ir à França, tentou iniciar o curso de medicina quando morava em Budapeste. Mesmo após a tentativa frustrada, Budapeste teve grande importância em sua carreira artística. Lá, Vasarely teve contato com estudos de Bauhaus e com o trabalho de outros artistas ligados ao design que lhe deram o conhecimento ligado a combinação das cores e à ilusão de ótica. Em Budapeste, também se matriculou na Academia Podolini-Volkmann dois anos antes dos primeiros contatos com a Escola Bauhaus, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos de pintura tradicional.

A partir desses primeiros e importantes aprendizados artísticos, Victor deu início a uma das carreiras mais brilhantes da história da arte mundial até se tornar relevante no movimento da Op Art, ou como ele preferia, Arte Cinética e ser considerado pela maioria dos críticos como o pai do movimento.

Victor Vasarely – O Tabuleiro de Xadrez

Victor Vasarely – O Tabuleiro de Xadrez

A mudança para Paris

Em Paris, Vasarely se casou, trabalhou com design gráfico e teve atividades profissionais ligadas à publicidade. Foi em território francês que ele pôs em pratica os conhecimentos obtidos em Budapeste, principalmente os da Escola de Bauhaus. A partir de sua mudança para Paris é nítida a mudança de ares em suas obras, que acabam dando mais preferência ao abstrato, ao concreto e a inserção de figuras geométricas que, juntas, começam a causar movimentos e ilusões de ótica.

Victor Vasarely – Diam

Victor Vasarely

Pai é quem cria

É nessa fase que Vasarely cria uma de suas obras mais importantes e conhecidas, a obra “Zebras”, que antes mesmo de qualquer denominação do movimento da Op Art representa um movimento e a ligação de formas que em conjunto tendem a causar ilusão de ótica no espectador. Após a criação do movimento, que se deu apenas em 1964, os olhares do público se voltaram a uma obra criada 27 anos antes, em 1937 e se depararam com uma obra que até hoje representa o movimento mesmo sem fazer e sem querer fazer parte de seus anos áureos.

Victor Vasarely – Zebras

Victor Vasarely – Zebras

A obra marcante e a influência de Vasarely

Obras figurativas com a inserção de figuras geométricas e abstrações são as grandes marcas das obras de Vasarely, e, claro, o movimento causado pelo conjunto de cor e forma. Também foi perceptível que Victor variou períodos em que coloriu mais suas obras e outros onde valorizou o preto e o branco.

Victor Vasarely – Sem Título

Victor Vasarely

Após a disseminação do movimento, Victor continuou produzindo obras cinéticas com a sua assinatura. Partiu para a gravura, aumentou ainda mais a gama de jovens influenciados por suas obras e seguiu expondo pelo território francês e por todo o mundo. Em 1976 criou a Fundação Vasarely em Aix-em-Provence, na França e em 1981 criou o Museu Vasarely em sua cidade natal, Pécs, na Hungria.

Victor Vasarely faleceu em 1997 em Paris.