A Polêmica, inovadora e completa carreira de Flávio de Carvalho

quinta-feira, 9 de setembro de 2021 23:15:01 America/Sao_Paulo

Flávio de Carvalho

Flávio de Carvalho

Nascido no ano de 1899 em Amparo da Barra Mansa no Rio de Janeiro, Flávio de Carvalho foi um artista brasileiro multitécnicas, curiosamente formado em engenharia e que também evoluiu seus trabalhos para âmbitos que vão além do obvio.

Filho de pais empreendedores do ramo do café e que sempre foram motivo de muito orgulho para ele, Flávio se mudou para São Paulo com a família com apenas 1 ano de idade e foi por lá que teve seu primeiro contato com o meio artístico, ainda longe das telas, mas algo de grande valor para a época e para sua carreira, quando realizou um curso particular de violino. Aos 12 anos vai para a Europa e primeiro fica em Paris. Já adulto e na Inglaterra, obtém o diploma de Engenharia na Universidade de Durham.

Seu curso de engenharia aconteceu durante o período da Primeira Grande Guerra, quando ficou preso na Inglaterra sem os pais e sem documentos e acabou tendo seu segundo contato com aprendizados artísticos. Em Londres aprendeu teatro, algo que seria muito importante para seus futuros trabalhos como cenógrafo. Foi lá também que aprendeu importantes técnicas dos arquitetos Bauhaus e Le Corbusier que também seriam de suma importância para sua carreira.

Flávio de Carvalho - Sem Título

Flávio de Carvalho - Sem Título

O retorno ao Brasil, a arquitetura e o início da carreira

Na volta ao Brasil, Flávio presenteia sua mãe com uma casa em Valinhos por ele projetada, seu primeiro projeto, com marcas claras da arquitetura inglesa. Nesta cidade se encontra outra casa também por ele projetada que muitos críticos consideram sua mais importante obra, a Casa da Fazenda Capuava um dos projetos pioneiros da Arquitetura Moderna brasileira.

Participou de diversos concursos de arquitetura e mesmo sem vencer nenhum deles sempre trouxe algo inovador e incomum para a época. Talvez não fosse vencedor porque aqueles que julgavam suas obras ainda não estivessem preparados para as avaliar.

Flávio de Carvalho - Casa da Fazenda Capuava

Flávio de Carvalho - Casa da Fazenda Capuava

As telas, a personalidade e a escrita de Flávio

Além de ser uma obra de arte da arquitetura brasileira, a Casa da Fazenda Capuava também era o local onde Flávio fazia seus desenhos durante suas festas e “eventos”. Nas obras estavam presentes em grande maioria mulheres nuas que eram pintadas em locais da “Máquina de Morar”, apelido carinhoso dado à casa pioneira na arquitetura moderna do Brasil. Tais pinturas aconteciam sem cerimonia, com no máximo um pano que servia de porta e cortina para que os funcionários ou curiosos não invadissem a privacidade das mulheres que eram por ele desenhadas.

Outra parte muito conhecida de sua vida foi uma manifestação solo durante uma procissão de Corpus Christi. Durante a procissão, Flávio caminhou em sentido oposto ao da passeata, vestindo apenas um chapéu e uma saia, o que seria de extremo desrespeito para a cultura dos católicos que ali estavam. Mais tarde escreveu um livro sobre o que passou naquele momento, tendo que sair de lá escoltado pela polícia pois havia transformado uma passeata que tinha o intuito de paz em um quase linchamento pelos religiosos, querendo mostrar a hipocrisia deles.

Flávio de Carvalho – Mulheres

Flávio de Carvalho – Mulheres

Pioneiro e inovador

A inovação e o pioneirismo sempre fizeram parte dos trabalhos da carreira de Flávio de Carvalho, desde a forma como desenhou seu primeiro projeto, até a serie de desenhos que produziu ilustrando a morte de sua mãe. Desta maneira podemos considerar que a polemica esteve presente em suas obras tanto quanto a inovação e o pioneirismo.

Flávio de Carvalho - Série Trágica - Minha Mãe

Flávio de Carvalho - Série Trágica - Minha Mãe

Flávio faleceu em Valinhos no ano de 1973 e sua casa é tombada pelo patrimônio histórico da cidade.