A miragem hipnótica das obras morfológicas de Armarinhos Teixeira

quinta-feira, 12 de agosto de 2021 20:15:55 America/Sao_Paulo

Armarinhos Teixeira– Foto: Diário da Manhã

Armarinhos Teixeira– Foto: Diário da Manhã

Armarinhos Teixeira é um artista visual brasileiro que ficou conhecido e foi muito reconhecido por suas exposições que valorizam e são baseadas na morfologia de vários tipos de materiais, sempre levando em conta a sua percepção sobre o tema que quer explorar. Armarinhos retrata cidades, a terra, o oceano e os seres que o habitam.

Nascido em São Paulo em 1975, Armarinhos foi influenciado desde muito cedo pela arte, com pais que tinham contato com a arte e pelo trabalho de seu pai como engenheiro e por considerar que sua mãe, mesmo antes de ter contato com trabalhos artísticos, tinha um conhecimento estético e de design muito grande. Aos 7 anos de idade, Teixeira entra no Centro Cultura São Paulo e dá o pontapé inicial em sua jornada no meio artístico.

Na obra de Armarinhos há a completa intenção de representar miragens e ativar no espectador uma hipnose sobre algo que já viu, talvez como uma sensação de Dejavu. Porém, muitas vezes há a representação de locais onde o humano não habita, onde não é comum que ele esteja, como as florestas e o fundo do mar.

Armarinhos Teixeira – Proteína Estimulada

Armarinhos Teixeira – Proteína Estimulada

A morfologia das obras

Para realizar seu trabalho, Armarinhos faz pesquisas de campo e literárias sobre o meio que ele quer representar, buscando entender como funciona o dia a dia e quais são os elementos que circundam tal local. Já que muitas vezes as obras representam a cidade na qual ele expõe a obra, a ideia é causar uma sensação de pertencimento e de representação daquele conjunto de arte em quem as vê.

Armarinhos Teixeira - Sem Título

Armarinhos Teixeira - Sem Título

Ao mesmo tempo, ele trabalha em cima de uma serie de estruturas de pensamentos que o próprio tem sobre os meios nos quais os animais e os seres humanos vivem. Por exemplo: quando representa um oceano, mostra em suas obras os animais que lá estão como as lulas e águas vivas. Assim como quando representa uma cidade, faz questão de incluir elementos que fazem menção a seres e objetos que na maioria das vezes são esquecidos durante o cotidiano de quem ali mora.

Armarinhos Teixeira – Epílogo

Armarinhos Teixeira – Epílogo

Para a construção de suas obras ele utiliza materiais diversos e tem sempre uma ideia de movimento para sua composição, valorizando um material que seja ao mesmo tempo forte e maleável, que tenha transparência e ao mesmo tempo uma cor.

As exposições

Armarinhos expos em inúmeras cidades do mundo, desde sua cidade natal, São Paulo, até a Europa. Nelas ele busca sensações de todas as formas, desde os elementos que ele inclui nas exposições até a forma pela qual ele decide manter um de seus objetos estabilizado.

Armarinhos Teixeira - Esposição na Suíça

Armarinhos Teixeira - Esposição na Suíça

Armarinhos ainda vive em São Paulo, onde nasceu e continua realizando suas obras.