A inserção tardia e extremamente importante das gravuras nas reconhecidas obras de Burle Marx

quinta-feira, 19 de agosto de 2021 20:31:12 America/Sao_Paulo

Burle Marx

Burle Marx

Nascido em São Paulo no dia 4 agosto de 1909, Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro multifacetário e dono de uma carreira de sucesso passando pelas mais diversas vertentes e técnicas da arte. Com inúmeros projetos de paisagismo pelo mundo a fora, Burle Marx passou também pela pintura, pela gravura, pela tapeçaria e pelo mercado de joias e ficou conhecido por seu trabalho internacionalmente.

O paisagismo talvez tenha sido a principal função de Burle Marx como trabalhador da arte. O foco e a disciplina no estudo da paisagem brasileira, com seus mais diferentes biomas, possibilitaram a Marx executar trabalhos por toda extensão do planeta.

Burle Marx - Sem Título

Burle Marx - Sem Título

A tardia e saborosa técnica da gravura

Além do paisagismo, Burle Marx demonstrou seu talento nas técnicas da pintura e da gravura. A gravura foi uma influência clara e assumida de Picasso em sua relação com a arte, mas não deram a Burle o mesmo reconhecimento popular que o paisagismo.

É nítido que tal reconhecimento na técnica da gravura não chegou até ele por seu foco tardio na produção. Apesar da influência de Picasso, Marx começou a gravar aos 70 anos de idade e realizou suas primeiras produções no Ateliê Camargos, em São Paulo, pelo qual muitos artistas passavam para realizar suas impressões e que eram surpreendidos pela presença de Burle naquele momento. Mesmo com o avanço da idade, Burle Marx “pegou o jeito” da técnica rapidamente e com ela valorizou ainda mais seu repertorio com litografias, gravuras em metal e serigrafias.

Burle Marx - Sem Título

Burle Marx - Sem Título

Reconhecido, valorizado e importante

Apesar de não ser popularmente lembrado pelas Gravuras, sem sombra de dúvida as obras de Burle Marx foram extremamente valorizadas e reconhecidas em vida. Seja no meio do paisagismo, na gravura ou em outras técnicas, Burle conseguiu diversificar seu repertorio e obter sucesso em tudo que se dispunha a fazer.

No Rio de Janeiro podemos presenciar as obras do Calçadão de Copacabana, talvez a calçada mais importante do mundo, o Largo Carioca, o paisagismo no Aeroporto Santos Dumont e o Jardim Suspenso no Aterro do Flamengo também foram de sua autoria.

Burle Marx - Sem Título

Burle Marx - Sem Título

Em São Paulo, Burle valorizou a paisagem da cidade com os Jardins do Ibirapuera, com o trabalho de Paisagismo no Parque da Pampulha e no Ministério da Educação. Sua obra também está presente em lugares de destaque para além do território nacional, como no Jardim Botânico de Nova Iorque.

Burle Marx faleceu no Rio de Janeiro em 1994.