A história de Arthur Luiz Piza, um dos maiores nomes da gravura mundial

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022 22:27:58 America/Sao_Paulo

Arthur Luiz Piza

Arthur Luiz Piza

Nascido em São Paulo em 1928, Arthur Luiz Piza foi um dos grandes artistas plásticos da história da arte brasileira, se difundindo principalmente nas técnicas da pintura, gravura, da ilustração e da escultura. Mesmo sendo multifacetário, ele é considerado até hoje como um dos maiores nomes da gravura brasileira.

Os primeiros aprendizados de Piza na arte aconteceram quando o artista tinha apenas 15 anos de idade, quando iniciou seus estudos de pintura com o também artista Antonio Gomide. Esses estudos foram responsáveis pela inserção de Arthur na arte e, alguns anos mais tarde, Piza aprende algumas vertentes das técnicas da gravura após participar da Bienal de São Paulo, quando caminha a Paris, cidade muito importante em sua trajetória pessoal e profissional.

Já em 1953, dois anos após sua ida ao território francês, Piza volta ao Brasil para participar da Bienal de São Paulo daquele ano e lá ganha o primeiro prêmio de melhor gravura. Assim iniciaria a carreira de um dos maiores artistas do cenário da arte brasileira.

Arthur Luiz Piza - L'Ombre Pyramidale

Arthur Luiz Piza - L'Ombre Pyramidale

A evolução de sua obra

Após o aperfeiçoamento das técnicas da gravura, Arthur começa a inserir seus trabalhos pouco a pouco no que hoje entendemos como o movimento construtivo, ligado a um cuidado maior com a geometrização dos elementos e suas respectivas cores. A partir da inserção das formas geométricas, seu trabalho começa a caminhar para o relevo e para as texturas, isso acontece ao final da década de 50, quando ainda mora na França.

Arthur Luiz Piza - Rouge Sur Noir

Arthur Luiz Piza - Rouge Sur Noir

E assim, o artista caminha ao longo de sua carreira focado nas técnicas da gravura e em obras relacionadas ao concretismo, inserindo diferentes materiais e até utilizando objetos do dia a dia, como vasos e louças.

Arthur Luiz Piza - Sem Título

Arthur Luiz Piza 2

Paris, sua arte e o pouco reconhecimento no Brasil

O reconhecimento e a valorização do trabalho de Arthur Luiz Piza é significativamente maior na Europa do que em seu continente. Por lá, críticos franceses, por exemplo, consideram que o requinte de suas obras, principalmente de suas gravuras, poucas vezes foi igualado por outros artistas da história da arte mundial.

Mas não foi esse o motivo de sua preferência por Paris. Mesmo antes de seu reconhecimento e após um prêmio ganhado em território brasileiro, o artista resolveu mudar de ares e fixar residência por lá. Na época sua escolha se deu muito por sentir falta do aroma artístico que a capital francesa exalava, pelo maior conhecimento disponível para ser obtido e, em uma época de difícil acesso a outros conteúdos, estar mais perto de suas referências.

Arthur Luiz Piza - Rectangle em Désordre

Arthur Luiz Piza - Rectangle em Désordre

Arthur Luiz Piza faleceu em 2017 na França, passando a maior parte de sua vida em Paris.