A cor, sua falta e a valorização da técnica e da forma nas obras de Hércules Barsotti

quinta-feira, 17 de junho de 2021 22:24:54 America/Sao_Paulo
Campo Dominante - Hércules Barsotti

Campo Dominante - Hércules Barsotti

Hércules Rubens Barsotti nasceu em São Paulo, no ano de 1914 e buscou seus primeiros conhecimentos na pintura em 1926, com apenas 12 anos de idade, quando teve a influência de Enrico Vio como um professor particular de arte que lhe ensinou técnicas de desenho e composição artística.

Desde lá, Barsotti cresceu em técnicas e em conhecimento artístico, mas isso só foi ocorrer de forma incisiva após sua formação em Química pela Faculdade Paulista Mackenzie, formação esta que poderia ser muito importante para futuros conhecimentos técnicos da arte.

Hércules começa a exercer a profissão de artista no início dos anos 40 e no decorrer dos anos 50 já se constata o crescimento de um artista predominantemente concretista, com obras que valorizam e representam, em sua grande maioria, abstrações geométricas.

Sem Título - Hércules Barsotti

Sem Título - Hércules Barsotti

O início Construtivo e a partida para o Neoconcretismo.

No início suas obras claramente faziam parte de um Movimento Construtivo. Dava valor ao racional e ao objetivo e principalmente às formas e menos às cores, sem tirar a importância e a composição das obras com o lado sensível e sensitivo de sua criação.

Barsotti então foi convidado por Ferreira Gullar para a participar de seu grupo do neoconcretismo. Nessa fase, pinta em branco e preto com um desenho sutil e fiel às formas geométricas, fazendo o uso de ferramentas como o esquadro, réguas e compassos para a composição da obra. Como um bom químico, utilizava do branco e do preto em grande parte de suas obras como uma maneira de agilizar os processos de secagem da pintura, já que as tintas a óleo coloridas tinham uma secagem completa de até 5 dias ou mais, dependendo de sua espessura.

Sem Título - Hércules Barsotti

Sem Título - Hércules Barsotti

A fase da valorização da cor

Após a sua fase que valorizava mais a forma do que a cor, Barsotti passou por uma fase colorida. Esta fase teve início em meados da década de 60 e surgiu junto do conhecimento de um novo material: uma nova tinta que possuía secagem mais rápida e que poderia agilizar os processos sem que as cores fossem deixadas de lado.

Plano Repartido - Hércules Barsotti

Plano Repartido - Hércules Barsotti

Na fase das cores, é possível identificar uma intensa e interessante tridimensionalidade em suas telas, fato que mostra que mesmo não as utilizando na maior parte de sua carreira, Barsotti soube perfeitamente trabalhar com elas. Ao contrario da cor, as formas geométricas o acompanharam por toda sua vida artística e ele as trabalhou das mais diversas maneiras.

Preto/Branco - Hércules Barsotti

Preto/Branco - Hércules Barsotti

A arte pela profissão e a vida pela arte

O Artista produziu até o final da vida. Ainda que considerasse a arte como um trabalho comum, Hércules completou 90 anos de idade pintando. Viveu, dedicou-se à pintura e utilizou-se de sua formação como químico para explorar as composições de cores que construíam suas obras.

Hércules Barsotti faleceu em 2010 aos 96 anos de idade.