A construção do conhecimento de Carlos Cruz-Díez

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 21:52:36 America/Sao_Paulo

Carlos Cruz-Díez

Carlos Cruz-Díez

Como já abordamos em outro artigo aqui do blog: As obras de um louco pela cor e as características de Carlos Cruz-Díez. Carlos Cruz-Díez foi um artista plástico venezuelano que viveu durante a maior parte de sua vida em Paris e que teve expressão mundial pela forma diferente que encontrou de utilizar as cores artisticamente, levando aos admiradores de arte os conceitos da op art, desde a ilusão de ótica até a imersão, que juntas eram responsáveis por sensações curiosas e únicas aos espectadores.

Carlos Cruz-Díez - Chromosaturations

Carlos Cruz-Díez - Chromosaturations

O porquê e o uso das cores

Carlos Cruz-Díez é um pintor com formação teórica e se considera um acadêmico. As cores e a sua forma de pintar vieram de uma curiosidade da infância, quando se perguntava o motivo de todos os seus colegas pintarem da mesma maneira. Foi esse questionamento que levou Díez aos estudos, recorreu a livros de filósofos, de cientistas e de artistas com o propósito de encontrar outras maneiras de pintar.

Após muitos anos de estudos e de conhecimento buscado, Carlos enxergou formas de trabalhar as cores completamente diferentes das usuais, muitas vezes onde as cores visualizadas não eram as cores que realmente eram as empregadas por ele, mas que eram o resultado por elas projetado: “As cores são passadas de pai para filho como algo certo, mas elas não são, as cores são uma circunstância.”

Carlos Cruz-Díez – Chromosaturations 2

Carlos Cruz-Díez – Chromosaturations 2

As fisicromias de Díez

Ao desdobramento da construção de seus trabalhos, Cruz-Díez se deu conta de que para obter os resultados desejados com as cores e a ilusão de ótica causada por elas, ele deveria de alguma maneira destruir ou reconstruir as formas pelas quais as cores seriam empregadas.

Daí surgiram as fisicromias em suas obras, trabalhos considerados por ele como algo extremamente complicado e demorado, já que todas as partes artesanais da obra exigiam um nível de detalhes exorbitante e, ao mesmo tempo que fazia as obras, tinha ideias que eram repreendidas pelo cuidado que tinha com suas cores.

As evoluções das fisicromias no repertório de Díez permitiram e o instigaram a levar seu trabalho das telas aos eventos, idealizando, construindo e expondo cenários nos quais as pessoas poderiam entrar, experimentar e fazer parte de suas obras, as conhecendo através de outra ótica, de outra maneira, observando uma obra que habita o mesmo espaço que ela.

Carlos Cruz-Díez - Transchromie

Carlos Cruz-Díez - Transchromie

Um trabalho diferente

Outra preocupação de Carlos foi fugir da pintura em si, isso fez com que seu trabalho fugisse do comum, partisse para algo mais escalável, saindo da aba da pintura e pairando ao design. Para isso, modernizou seus processos e utilizou computadores para fazer suas obras, que começaram a partir para ambientações de luz e ganharam muito mais espaço em exposições.

Carlos Cruz-Díez - Chromointerferent Environment

Carlos Cruz-Díez - Chromointerferent Environment

Carlos Cruz-Díez foi um dos maiores nomes da arte mundial recente. Ele trabalhou até seus últimos anos de vida e modificou a maneira de produzir, de sentir, de enxergar e de admirar uma arte. Suas obras ainda são e serão muito expostas de forma póstuma.