A carreira e as obras de Gonçalo Ivo

quinta-feira, 3 de março de 2022 21:15:39 America/Sao_Paulo

Gonçalo Ivo

Gonçalo Ivo

Nascido no Rio de Janeiro em 1958, Gonçalo Ivo foi um artista plástico brasileiro e arquiteto muito reconhecido dentro da história da arte nacional. Suas ambições artísticas começaram logo cedo devido a clara influência de seu ambiente familiar e pelos amigos de seu pai que era poeta, escritor e jornalista, e de sua mãe que era professora. Juntos, seus pais o influenciaram positivamente ao meio da cultura, principalmente ligado a arte o levando a conhecer importantes artistas, como Iberê Camargo.

Esse ambiente o instigou a conhecer mais sobre o meio artístico e, ainda na adolescência, resolve iniciar um curso de pintura no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, o MAM/RJ. Mais tarde inicia na Universidade Federal Fluminense o curso superior de arquitetura, mas é na arte que tem sua primeira oportunidade profissional, trabalhando como ilustrador para editoras da capital paulista.

Caminhando para o final da década de 1980, fixa o seu trabalho em um ateliê no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e começa a levar suas obras à exposição, iniciando a sua carreira e estampando o seu nome no cenário da arte brasileira.

Gonçalo Ivo - Sem Título

Gonçalo Ivo 3

A obra de Ivo

Como dito nos parágrafos anteriores, seu ambiente de infância era dominado pelos amigos artistas de seus pais e, logicamente, isso também acaba influenciando em sua naturalidade construtiva.

Dentre os artistas presentes em sua infância estavam nomes como Lygia Clark e Alfredo Volpi, que eram ligados à geometria e à cor e tinham esses dois elementos, essencialmente como prioridade dentro de suas produções. Gonçalo “herdou” essas características e uniu essas experiências a sua formação em arquitetura, que também valoriza a geometria e a utilização das formas.

Gonçalo Ivo - Os Navegantes

Gonçalo Ivo - Os Navegantes

A tecnica, os materiais e a forma de produzir

Não foi só a escolha das formas que foi influenciada por sua infância. A têmpera das obras de Alfredo Volpi também foi explorada por Ivo, sendo utilizada em um blend com aquarelas e tintas a óleo.

Para ele, o conhecimento dos materiais utilizados na construção de sua obras deveria ser algo natural como a utilização de talheres para uma refeição, ou seja, os materiais deveriam ser estudados, testados e treinados até que o conhecimento de como utilizá-los fosse instintivo e pudesse ser parte da produção de suas obras.

Gonçalo Ivo - Sem Título 2

Gonçalo Ivo 15

A carreira e o reconhecimento

Com o amadurecimento de sua carreira, Ivo incluiu técnicas e materiais em suas produções e pregos e madeiras estão entre os objetos que começou a utilizar. Sua principal mudança de ares aconteceu no período prévio a essas inserções, com sua viagem ao território europeu. A partir de sua ida, consegue dar um ar mais comercial a suas obras, o que permite uma dedicação plena e mais tranquila à arte.

Gonçalo Ivo - Sem Título 3

Gonçalo Ivo 25

Gonçalo Ivo continua produzindo e expondo suas telas em importantes exposições pelo Brasil. Com a construção de suas gravuras, suas obras podem ser encontradas nas principais galerias do Brasil.