A carreira artística e as fases de Dionísio Del Santo

segunda-feira, 4 de outubro de 2021 20:40:17 America/Sao_Paulo

Dionísio Del Santo

Dionísio Del Santo

Dionísio Del Santo nasceu no ano de 1925 na cidade de Colatina, no Espírito Santo, e foi um dos artistas plásticos de maior expressão na história da arte brasileira. Dionísio teve seus primeiros contatos com a arte em sua adolescência, quando produziu seus primeiros desenhos. Vindo de uma escola que valorizava a arte, o artista pôde, com o passar dos anos, se aprofundar com mais foco em técnicas que seriam importantes para sua carreira.

Em 1946, apenas um ano depois de fazer suas primeiras ilustrações, vai ao Rio de Janeiro e lá começa a estudar pintura, com aulas que lhe davam noções de arte, de técnicas de pintura com modelo-vivo e que também lhe permitiam entender mais sobre as cores e sua importância na arte.

Tais conhecimentos serviram de pontapé inicial para a carreira de Dionísio, que anos mais tarde já começaria a trabalhar com publicidade e artes gráficas e com o passar dos anos viria se tornar um importante nome da arte ligada a pintura, ilustração e gravura.

Dionísio Del Santo - Cavalo, mulher, criança

Dionísio Del Santo - Cavalo, mulher, criança

A fase abstrata de Dionísio

Um fato interessante de sua carreira e talvez até incomum se dá logo em seu início. Dionísio, ao contrário de outros artistas, já inicia sua obra com a temática abstrata, com o a valorização e o enriquecimento das formas geométricas e das cores, algo que podemos comparar à fase mais madura da carreira de Alfredo Volpi. Claro que este trabalho abstrato não aconteceu de forma exclusiva, mas ao contrário da maioria dos artistas, principalmente brasileiros, não houve um momento de virada onde o abstrato acabou sendo mais valorizado.

Com o amadurecimento de sua carreira, podemos ver surgir obras figurativas muito interessantes e talvez sejam elas que o tornaram um artista diferenciado. Em suas telas podemos ver pessoas, paisagens e momentos representados por figuras geométricas com cores chapadas, em uma representação única, algo que nitidamente partiu do abstrato para o real e não o contrário.

Dionísio del Santo - Composição com vacas

Dionísio del Santo - Composição com vacas

A gravura e a produção com relevo

O trabalho com a serigrafia também esteve presente durante toda a carreira do artista, que produziu muitas vezes a partir de um outro desenho, mudando algumas técnicas ou invertendo cores, onde se pode analisar a importância do diferente a partir de algo primário.

Com o tempo foi inserindo relevo em suas pinturas, principalmente pela influência dos artistas plásticos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez.

Dionísio del Santo - Escultura de Parede

Dionísio del Santo - Escultura de Parede

A Importância do artista no cenário nacional

Alguns críticos ligam a importância de suas obras aos trabalhos concretos, outros destacam a importância de sua carreira à maneira indefectível que produziu com a inserção da serigrafia.

Dionísio del Santo - Figura na Janela

Dionísio del Santo - Figura na Janela

Suas obras integram galerias pelo Brasil afora e fazem parte do acervo de importantes museus, como o MAM no Rio de Janeiro. Dionísio Del Santo faleceu em 1999, em Vitória, capital de seu estado natal.