A biografia e as obras tridimensionais de Regina Silveira

terça-feira, 11 de janeiro de 2022 22:28:33 America/Sao_Paulo

Regina Silveira

Regina Silveira

Nascida em Porto Alegre em 18 de janeiro de 1939, Regina Scalzilli Silveira, ou apenas Regina Silveira, é uma artista brasileira difundida em diversas vertentes das artes, mas, principalmente, gravadora, pintora e professora, sendo uma das artistas plásticas mais influentes de sua geração.

Regina se graduou como pintora em 1959 pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lá foi aluna dos famosos pintores Aldo Locatelli e Ado Malagoli.

Sua carreira como pintora se iniciou ainda em Porto Alegre e no fim da década de 60 começou a representar o movimento geométrico-construtivista através de esculturas e serigrafias. Nesse início Regina teve aulas de pintura com Iberê Camargo. Críticos do cenário consideram que a artista absorveu forte influência de sua arte, como a maneira de utilizar a técnica como um meio artístico e não apenas a técnica por ela mesma. A partir daí Regina passa a pintar diferentes representações da arte.

Regina Silveira - Sem Título

As características de suas obras

Uma de suas características é a reinvenção. Com diferentes linguagens, sua obra explora temas que passam pela composição da imagem, pela reinvenção da representação, pelo poder e pela política.

A partir do tom questionador da pintura tradicional, Regina se torna uma das referências no estímulo da revitalização da arte com suas perspectivas ilusionistas quebrando espaços arquitetônicos e com desenhos e pinturas que distorcem o espaço original.

Regina Silveira - Sem Título

Regina Silveira 2

A serie “Desaparências” entra nesse contexto, mostrando sua visão em perspectiva com a técnica de colagem de adesivos em vinil formando linhas interrompidas que representam um ateliê de pintura distorcido. Um estúdio com cavaletes, móveis e instrumentos tradicionais de pintura, mas fugindo totalmente do linear.

Regina Silveira – Desaparência

Regina Silveira – Desaparência

Além disso, segundo ela a série “Desaparências” é também uma peça bibliográfica, uma vez que o estúdio criado em sua obra pode ser o seu antigo ateliê.

Regina Silveira - Sem Título

Regina Silveira 3

Além das telas

Apesar de ser definida como distorcida, essa arte contemporânea foi uma busca de tornar a pintura como um objeto do cenário além do quadro. A utilização de imagens na trajetória da artista se inicia com a série de serigrafias “Middle Class & Co”, em que tem como tema a dilaceração do cidadão contemporâneo e tem como métodos intervenções de fotografias com recortes, diagramações etc.

Regina Silveira - Middle Class & Co

Regina Silveira - Middle Class & Co

Após ganhar uma bolsa em um curso de Filosofia em Madri e ficar 6 anos por lá, Regina decide voltar ao Brasil e assume o comando da área de gravura da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP.

Regina também deu aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA, na USP, onde obteve o título de doutora anos mais tarde. Regina continua realizando suas obras e realizando mostras individuais ou participando de importantes exposições no Brasil e no mundo.