A biografia e a arte de Abraham Palatnik

terça-feira, 4 de janeiro de 2022 21:30:40 America/Sao_Paulo

Abraham Palatnik

Abraham Palatnik

Potiguar de Natal, Abraham Palatnik nasceu em 1928 e foi um artista inovador, que assim como José Patrício e Julio Le Parc trabalharam com a arte cinética, ou Op Art. Mas Abraham ficou conhecido por ir além. Ele inseriu e relacionou suas obras com a ciência e com a tecnologia construindo e idealizando maquinários.

Se estudarmos o contexto de sua vida entendemos o motivo de sua arte se relacionar com o maquinário e com o meio tecnológico. Abraham estudou, ainda jovem, na Escola Técnica Montefiori após se mudar para a região de Israel em 1932. Lá se especializa na construção de motores de explosão e após o seu curso na escola técnica acaba se encantando pelo meio artístico e indo estudar junto ao pintor Haaron Avni.

Após os estudos com Avni, Palatnik aprimora seus conhecimentos na ilustração e pintura no Instituto Municipal de Arte de Tel Aviv e a partir daí começa a construir suas primeiras obras, que em sua grande maioria são naturezas-mortas, paisagens e retratos.

Abraham Palatnik – Objeto Cinético

Abraham Palatnik – Objeto Cinético

  

A volta ao Brasil

Quando retorna aos territórios brasileiros, Palatnik fixa moradia no Rio de Janeiro, onde acaba se enturmando com relevantes artistas da época e se relacionando artisticamente, inserindo conhecimentos e aumentando seu repertório com técnicas artísticas importantes para a época. Isso permitiu que ele começasse a pensar além do que era construído em sua época.

Foi na volta ao brasil que Abraham realizou uma visita que mudou sua vida e, consequentemente, sua carreira na arte. A visita foi feita no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, por lá, foi notado por ele que a imagem e linguagem se difundiam de uma maneira espetacular dentro do hospital, mesmo que os internos nunca tivessem frequentado uma escola ou algum ambiente da arte.

Abraham Palatnik - Exposição no MAM

Abraham Palatnik - Exposição no MAM

 

O movimento

Muitos o consideram como um Professor Pardal da arte, um inventor que ao mesmo tempo não deixou de lado a sua vertente perfeccionista. Perfeccionismo este que permitiu que ele trabalhasse com máquinas e que inserisse essa prática nas artes, ou seja, só inseriu as máquinas em suas obras porque tinha pleno domínio daquilo que fazia, resultado de seu primeiro curso, ainda em Israel.

Palatnik provocou a impressão de um movimento virtual em suas telas e quadros, mas foram suas invenções que trouxeram os movimentos explícitos em obras dentro das quais foram inseridos algum tipo de maquinário para que elas realizassem movimentos reais.

Abraham Palatnik - Relevo Progressivo

Abraham Palatnik - Relevo Progressivo

 

Reconhecido e pioneiro 

Artista muito reconhecido e valorizado em vida, apesar de poucas premiações, tinha reconhecimento no meio da arte, há o boato de que um dos maiores artistas da história da arte mundial, Joan Miró, tenha observado e admirado o seu trabalho durante muito tempo em uma das Bienais de Veneza.

Grande parte de seu reconhecimento veio através do seu pioneirismo em relacionar o meio artístico com o campo das máquinas e de engenhocas que permitiam a movimentação de suas obras.

Abraham Palatnik - Aparelho Cinecromático

Abraham Palatnik - Aparelho Cinecromático

 

Abraham Palatnik faleceu recentemente em 9 de maio de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. Suas obras com certeza continuarão sendo expostas nas principais exposições de arte e estarão nas principais galerias do Brasil e do mundo.