A arte do Desenho, da Observação e Objetificação de Florian Raiss

quarta-feira, 11 de agosto de 2021 18:56:01 America/Sao_Paulo

Florian Raiss

Florian Raiss - Foto: Bruno Poletti/Folhapress

Nascido em 1955 no Rio de Janeiro, Florian Raiss foi um artista plástico brasileiro que fez sua carreira principalmente no desenho, na pintura e na escultura e que começou na arte ainda muito cedo. Logo aos 12 anos de idade já pintava seus primeiros quadros e o seu gosto pelo meio artístico, segundo ele, foi oriundo do ambiente familiar em que cresceu.

Com pais alemães, morou na Europa durante muito tempo e estudou arte na Alemanha e na Itália. Na Academia de Belas Artes de Roma conheceu mexicanos que o influenciaram a conhecer o México e lá, assim como nos países da Europa nos quais morou, Raiss também estudou arte sem fazer questão de ter formação em nenhuma escola.

Influenciado mais por artistas e menos por escolas, Florian não teve um histórico de aluno em escolas de artes plásticas por considerar que tais cursos não formariam um artista, mas alguém que ensina e analisa arte. Seguindo o mesmo caminho, adotou assumidamente Picasso como uma influência para suas obras e durante toda sua carreira foi naturalmente e essencialmente um desenhista, com as obras ligadas principalmente aos traços e às linhas.

Florian Raiss com suas Obras

Florian Raiss com suas Obras

A escultura e o tornar real

Mais tarde a escultura foi introduzida nas técnicas e em seu repertorio, também com a influência do desenho. Com elas Raiss considerou que poderia fazer real aquilo que desenhava. Em suas obras eram constantes as figuras interessantes e extremamente curiosas, sempre puxadas para o lado figurativo e representativo, ricas em ideias e em pensamento, algumas vezes ligadas ao erotismo, outras com um lado possivelmente mitológico com homens de 4 patas e homens-sereias.

Florian Raiss - Quadrúpede Sem Flor

Florian Raiss - Quadrúpede Sem Flor

Assim como Picasso, a arte Greco-Romana também é uma influência assumida na arte de Raiss, principalmente nos rostos, que Raiss considera a forma mais complexa de se representar e desenhar. Com o tempo e o gosto de observar os diversos formatos e expressões que as pessoas fazem em seu cotidiano, Raiss aprimorou-se em técnica e estilo.

Florian Raiss - Sem Título

Florian Raiss - Sem Título

O talentoso olhar artístico

A observação talvez tenha sido uma das grandes características que Florian Raiss colocou em suas obras. Tal qual o gosto pela arte, o hábito de observar veio de seus primeiros passos em um ambiente familiar com pais que eram admiradores e colecionadores de arte. Durante sua estadia no México, onde Raiss considera que houve a maior ruptura de seu trabalho, foi influenciado pelo professor mais importante que teve durante seus cursos de arte e com ele também aprimorou-se na “arte de observar”.

Florian Raiss - Sem Título

Florian Raiss - Sem Título

As exposições e o reconhecimento

Por sua familiaridade com o Europeu, expôs muitas vezes no velho continente e teve sua obra reconhecida nos mais diversos países. Além da Itália e da Alemanha onde morou, teve muito reconhecimento em Portugal e realizou exposições coletivas na Venezuela, na Holanda e nos Estados Unidos.

Florian Raiss - Sem Título

Florian Raiss - Sem Título

Florian Raiss faleceu em 2018 e suas obras estão nas cidades mais importantes do país, como no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu de Arte Contemporânea Gilberto Chateaubriand do Rio de Janeiro.